26/10/2020

O CENTRO DO RIO POSSUI AS melhores OPÇÕES GASTRONÔMICAS PARA O RETORNO AOs ESCRITÓRIOs

A pandemia pegou todo mundo de surpresa e, de uma hora para outra, todos tivemos que parar. A economia do mundo inteiro foi afetada e estamos aprendendo a conviver com um novo status social e suas novas regras de segurança.

Embora muita gente ainda esteja trabalhando em home office, o comércio do Centro do Rio está voltando aos poucos, com capacidade reduzida ecumprindo protocolos rígidos de segurança sanitária.

Checamos algumas opções de gastronomia para quem está de volta e precisa fazer refeições em torno do trabalho ou até mesmo pedir algo que não seja um fast food no delivery.

Qualidade, tradição e respeito aos protocolos de segurança foram os critérios para essa seleção. Muitos restaurantes ainda estão em fase de adaptação, portanto, sempre é bom conferir horários e opções de cardápio por telefone

  • Belga Brasserie

Belga Brasserie é um pouco da Bélgica no Centro do Rio. O aconchegante restaurante fica no térreo do Belga Hotel, uma bela construção de 1927 que foi totalmente restaurada e modernizada.

Aberto para o café da manhã e para o almoço, o restaurante é uma verdadeira viagem gastronômica. O cardápio é assinado pelo chef belga Alexandre Binard que reformula as opções a cada dois meses.

O menu varia diariamente, com deliciosas entradas e pratos principais, sendo oferecidas carne vermelha ou branca, além de uma opção vegetariana. Como não poderia faltar, o Belga Brasserie oferece vinhos, chope e cervejas belgas além de growlers da cerveja Belgarioca no delivery. As sobremesas são feitas como na Bélgica, inclusive com chocolate de lá, sendo difícil resistir à Dame Blanche ou à maravilhosa Mousse au Chocolat.

O café da manhã ganhou fama por ser completo e delicioso, vale a pena reservar uma manhã para conhecer. Na parte da tarde funciona o Koffie Bar com diversas opções para um lanche, cafés, bolos, muffins e cupcakes.

Rua dos Andradas, 129 – Centro (esquina com Av. Marechal Floriano) -(21) 99032-5215 | 2263-9086|http://www.belgahotel.com.br/

Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 17h, café da manhã das 08h às 11h. Happy hours somente mediante reserva.

Delivery nos Apps Goomer e iFood

  • Cafeteria e Restaurante Bombô

Localizado no Rio Office Tower, na Presidente Vargas, o Restaurante Bombô é um espaço moderno, agradável e bem amplo, inclusive com mesas ao ar livre.

Serve bufê a quilo com culinária brasileira e internacional, atualmente com um cardápio reduzido, mas com muita qualidade. A segurança dos alimentos foi reforçada com proteção de acrílico no bufê e onde um funcionário serve o cliente.

Para quem não dispensa a sobremesa, às sextas-feiras ela está por conta da casa, um mimo para agradar os clientes.

Alguns serviços, como o café-da-manhã e a cafeteria ainda não estão funcionando.

Av. Presidente Vargas 1001, Loja C, Centro -(21) 2263-4111|https://cafeteriaerestaurantebombo.com.br/

Funcionamento: Segunda a sexta das 07h30 às 15h

Delivery pelo WhatsApp - 21 99991-2362

  • Casa Paladino

Contemplada com o título de Patrimônio Cultural Carioca, a Casa Paladino foi fundada em 1906 e faz parte da história do Rio de Janeiro. O antigo empório de secos e molhados vende artigos nacionais e importados e é especializado em bebidas com excelentes opções.

A decoração é antiga, com móveis de madeira e cristaleiras onde, além do bar, vende bacalhau, castanhas, bebidas entre outras coisas. Ali você faz uma verdadeira viagem no tempo.

No bar, o cardápio tem boa variedade de bebidas, mas é também possível comprar um vinho diretamente na loja e pedir para servir.

Para comer, a casa serve bolinhos de bacalhau, sanduíches duplos ou triplos variados e as omeletes mais famosas do Rio com mais de 20 tipos, entre bacalhau, queijos, linguiça, sardinhas, etc.

Funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 20h30

Delivery próprio somente no entorno Rua Uruguaiana 224/226 - Centro

(21) 2263- 2094 | 2263-1398

  • Enoteca DOC

No mesmo casarão da antiga Chapelaria A Esmeralda, a Enoteca DOC ocupa parte do imóvel com uma loja de vinhos e um charmoso bistrô com decoração moderna e ótimas opções gastronômicas.

O imóvel de dois andares é tombado pelo Patrimônio Cultural Carioca e serve almoço com serviço à la carte até 16h. O cardápio está mais enxuto devido à pandemia, mas com boa variedade de pratos como carnes nobres, bacalhau, salmão, camarão, tilápia, risotos, massas e para vegetarianos tem opção de risoto de cogumelos frescos. Para harmonizar, pode-se pedir vinho em taça ou em garrafa. Entre as sobremesas, sorvete de queijo com calda quente de goiabada, petit gateau de doce de leite, pudim de leite com calda de laranja e bolas de sorvete.

Delivery e Take Away Av. Marechal Floriano, 32 – Centro | (21) 2516-4220 |www.enotecadoc.com.br

Funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 17h

  • Mandala Residência Gastronômica

Mandala Residência Gastronômica é um espaço gastronômico de bom gosto, que respira arte e muita tranquilidade. Localizado no interior do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, a casa serve à la carte pratos simples, mas refinados, lanches, cafés e também faz cestas de guloseimas para delivery.

No cardápio, opções de risotos, massas, escondidinhos, sopas, saladas e grelhados para o almoço e mais sanduíches, cafés, cervejas, vinhos, doces, bolos, etc. A opção de montar a salada acompanhada de grelhados, quiches ou omeletes é um dos carros-chefes da casa. Para lanchar, ótimas opções de sanduíches como os de pão ciabatta com cream cheese e salmão, pão australiano com queijo gouda e salame, entre outros.

A novidade do Mandala são os caixotes artesanais com opções de café da manhã, queijos e vinhos, bolos, etc, para presentear.

Rua Luis de Camões, 68 – Praça Tiradentes - Centro (dentro do Centro de Arte Hélio Oiticica)| (21) 2242-1012

https://www.instagram.com/mandalaresidenciagastronomica/

Funcionamento: segunda a sábado das 12h às 18h.

Delivery: 21 98214 - 0603

  • Organzza Café

O Organzza Café é um cantinho surpreendente no Centro do Rio. Fica no segundo andar da Casa Pinto, tradicional casa de tecidos da SAARA, onde o antigo depósito deu vez a uma cafeteria de muito bom gosto.

A cafeteria do casarão de mais de 100 anos tem no cardápio cafés diversos (inclusive marca própria), cappuccino, chocolates, pão de queijo, tortas, salgados, sucos e um pudim com Nutella que é a estrela da casa.

Boa parte do acervo da decoração do Organzza Café, que já foi cenário de filmes e novelas, pode ser comprado pelo cliente. O ambiente é acolhedor no agitado vai e vem do mercado de rua mais popular e tradicional do Rio.

Algumas observações:

  • a casa ainda não está abrindo para almoço
  • para chegar ao segundo andar do sobrado tem que subir uma escada grande de madeira

Funcionamento: segunda a sexta das 09h às 17h

Rua Buenos Aires, 224/2º piso – Centro|(21) 2252-2957|https://www.instagram.com/organzza_cafe/