11/07/2019

JAZZ, BAPAS E MEXILHÕES COM BATATAS FRITAS NO BELGA HOTEL

Instalado em um prédio histórico na esquina da Rua dos Andradas com a Avenida Marechal Floriano, a poucos metros do Rio Office Tower, o Belga Hotel foi inaugurado em 2017, após ter suas instalações completamente restauradas, trazendo modernidade aos elementos de época. O retrofit do imóvel originalmente construído em 1927 preservou os detalhes dos afrescos e as características da fachada no estilo art déco, que tem fortes raízes belgas, além de encontrar importantes referências também no Brasil, o que colabora para o grande intercâmbio cultural promovido pelo espaço.

Koen Lizen, fundador do hotel, conta que ele e seus 3 sócios, todos eles belgas, encontraram o prédio completamente abandonado, mas que sabendo da revitalização da região, e também como bons europeus apreciadores desse tipo de prédio, resolveram apostar no local.

Inserido no centro histórico da cidade, o Belga Hotel permite aos seus hóspedes desfrutarem da intensa vida cultural da região, exaltada por equipamentos culturais como o CCBB e a Casa França-Brasil. O estabelecimento respira cultura, seja através do seu próprio design, da gastronomia típica ou da diversidade em sua vida cultural.

O restaurante tem 3 cardápios: café da manhã, almoço (momento mais disputado) e jantar, e conta com carta de cervejas belgas e iguarias típicas preparadas divinamente pelo chef Alexandre Binard, como os tradicionais waffles, o chocolate e a batata frita.

Mervyn Scheepers, gerente do hotel, destaca o happy hour que acontece diariamente no lugar das 17h às 19h, com harmonização de chopes artesanais e BAPAS (Belgische Biertapas), que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Aos sábado, os mexilhões com batatas fritas, carro chefe da casa - provavelmente um dos pouquíssimo servidos no país - desloca cariocas de toda parte da cidade para o centro em busca do prato típico servido das 12h às 17h.

E para finalizar com chave de ouro, o restaurante recebe apresentações de jazz, como o recente tributo à Billie Holiday, duas vezes ao mês em quintas-feiras alternadas, das 19h às 21h30. No entanto, é recomendável fazer reserva, pois o evento costuma lotar.

Belga Hotel - R. dos Andradas, 129 - Centro, Rio de Janeiro Telefone: (21) 2263-9086